ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 118-2


Poster (Painel)
118-2AÇÃO SINÉRGICA DA FRAÇÃO ACETATO DE ETILA DE CASCA Myracrodroun urundeuva COM ANTIBIÓTICOS COMERCIAIS CONTRA COCOS E BACILOS DE INTERESSE MÉDICO.
Autores:JANDÚ, J. J. B., (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Mendes, T.C.D. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Araújo, L.C.A. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, L.C.N (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; ARAUJO, J. M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; CORREIA, M. T. S. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, M.V. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Aroeira-do-Sertão (Myracrodroun urundeuva), planta nativa do Cerrado e caatinga brasileira, é usada popularmente como agente antitumoral, cicatrizante, antiinflamatório e antimicrobiano. Na tentativa de avaliar o caráter de uma possível nova substância com ação antimicrobiana, juntamente a fármacos de uso comercial, muitos destes já passíveis ao fenômeno de resistência, o objetivo deste trabalho é analisar o perfil sinérgico ou antagônico da fração acetato de etila extraído dessa planta associado aos antibióticos de uso comercial, que apresentam sítios de ação diferentes. O efeito sinergético da fração e antibióticos comerciais (Amplicilina, Canamicina,Ciprofloxacina, Cloranfenicol, Eritromicina, Gentamicina, Neomicina e Tetraciclina) foram testados contra Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae,da Coleção de Microrganismos do Departamento de Antibióticos (DANTI-UFPE). As soluções de extrato (100 mg / mL) e antibióticos (1 mg / mL) foram misturados em proporção de 1:1, em um volume de 20 uL. Esta combinação foi diluída em série como a determinação de MIC(Mínima Concentração Inibitória). A Interação foi avaliada algebricamente por determinação da concentração inibitória fracionada (FIC), índices de acordo com as equações seguintes: FIC total = FIC fração + FIC Antibiótico e FIC = MIC da fração em combinação com o extrato/MIC da fração e extratos sozinhos. O FICtotal < 0,5 (sinergismo), maior do que 0,5, mas inferior a 2 representam efeito aditivo (suplemento), enquanto que os valores > 2 antagonismo. Contra Staphylococcus aureus, Amplicilina, Ciprofloxacina e Eritromicina tiveram ação altamente sinérgica, apresentando FICtotais de 0,07, 0,05 e 0,02 respectivamente. Bacillus subtilis os antibióticos que apresentaram ação sinérgica foram, Ciprofloxacina e Tetraciclina com respectivos FICtotais de 0,02 e 0,025. Em relação à Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae 3 antibióticos apresentaram ação sinérgica para ambos microrganismos: Eritromicina com FICtotal = (0,53 e 0,16), Gentamicina (0,25 para ambos) e Tetraciclina ( 0,13 também para ambos). Sendo que para Escherichia coli além dos 3 antibióticos a Ciprofloxacina apresentou um FICtotal de 0,5. Houve fármacos também que apresentaram ação aditiva ou antagonista, como a Canamicina e o Cloranfenicol que mostraram ser antagonistas com todos os microrganismos. Portanto, pode-se comprovar que a fração acetato de etila juntamente com alguns antibióticos comerciais apresentam ação sinérgica contra microrganismos de interesse médico e em concentrações mínimas, desta forma, sendo uma potencial fonte de uma nova substância para uso em manipulações comerciais, necessitando-se posteriores testes.


Palavras-chave:  Antibióticos, Microrganismo, Myracrodroun urundeuva, Sinergismo